Notícias

DICAS PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO FILTRO

Retrolavagem feita de maneira incorreta ou desnecessariamente resulta em aumento da conta de água e perda de produtos químicos; no caso de piscinas aquecidas, perda de calor.

 

 

Para manter a qualidade da água da piscina é necessário um bom filtro, e alguns cuidados essenciais também no equipamento garantem a limpeza que os olhos não veem. Para ajudar seus leitores e associados, a ANAPP selecionou algumas dicas de manutenção correta a fim de garantir um banho seguro.

Os filtros de areia possuem um ou dois manômetros. Entre as várias finalidades, está a de indicar a necessidade de retrolavagem. Ao se usar pela primeira vez o filtro, marque com lápis de cera ou caneta hidrográfica a posição do ponteiro dos manômetros no mostrador. Se o aumento de pressão em relação a inicial for de 0,6kgf/cm², deve ser feita a retrolavagem. No caso de dois manômetros, é necessário o procedimento se a diferença entre eles for maior de 1,2 kgf/cm².

Realizar retrolavagem desnecessariamente aumenta a conta de água, a perda de produtos químicos e no caso de piscinas aquecidas, as perdas de calor. Inversamente, no caso de retrolavagem não feita no momento adequado, a vazão da bomba fica comprometida, resultando em uma filtração pobre.

Após retrolavar, a válvula de seis posições deve ser colocada na função enxaguar por cerca de 30 segundos, a fim de evitar que alguma sujeira volte à piscina. É importante ressaltar que o motor da bomba deve estar sempre desligado toda vez que a posição da válvula for mudada.

 

Fonte: Expolazer

E-mail: contato@unaipiscinas.com.br



Voltar